BLOG

Informações úteis para que você se mantenha atualizado.

Curiosidades sobre Brasília: 8 fatos que você possivelmente não conhecia sobre a cidade

Curiosidades sobre Brasília: 8 fatos que você possivelmente não conhecia sobre a cidade

Curiosidades sobre Brasília: conheça algumas peculiaridades dessa belíssima cidade.

Moderna, arborizada, segura e bem organizada; a gente sabe que não faltam bons motivos para viver em Brasília. O que poucos sabem é que existem curiosidades sobre a capital federal que a tornam um lugar ainda mais único.

Por isso, criamos esse conteúdo especialmente para homenagear a história, beleza e peculiaridades da cidade. A seguir, confira oito curiosidades sobre Brasília que muitas pessoas não conhecem!

1 – Maior área tombada do mundo

Em 1987, Brasília recebeu o título de Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO. Até aí, talvez não seja novidade para você, afinal esse título é motivo de orgulho e, por isso, muito difundido entre os moradores da cidade.

No entanto, os 112 km² de área total fazem com que Brasília seja a maior área tombada do mundo. Você sabia disso?

2 – Maior parque urbano da América Latina

Brasília possui o maior parque urbano da América Latina – o Parque da Cidade Sarah Kubitschek (ou simplesmente Parque da Cidade). O local, projetado por Niemeyer, teve a urbanização de Lúcio Costa (idealizador do plano piloto da cidade) e o paisagismo de Burle Marx.

São 420 hectares de área total, com quadras de esportes, lagos, centro hípico e várias outras opções de lazer. Toda essa estrutura faz com que o Parque da Cidade seja maior até mesmo do que o Central Park, em Nova York!

3 – A maioria da população é de fora da cidade

Pelo fato de ser uma cidade nova (Brasília terminou de ser construída em 1960), cerca de 60% das pessoas são de outros estados. Nesse sentido, o maior percentual vem de Minas Gerais (18% da população).

4 – Cachoeiras nas áreas urbanas

Brasília é realmente abençoada pela natureza do Cerrado. No perímetro urbano da cidade, existem diversas cachoeiras, sendo que boa parte delas são desconhecidas pelos turistas, o que torna os locais verdadeiros refúgios para o brasiliense!

Entre as cachoeiras mais conhecidas estão a Chapada Imperial, Paraíso na Terra, Poço Azul e Tororó, tudo isso a menos de 50km do centro da cidade. Essas regiões ainda contam com trilhas e grutas, o que torna o passeio ainda mais bonito.

5 – O formato original do projeto não era o de um avião

Isso pouca gente sabe também. Brasília é uma cidade mundialmente conhecida por ter sido projetada na forma de um avião. No entanto, o projeto original de Lúcio Costa previa a forma de uma borboleta!

Essa informação se tornou pública anos depois da fundação da cidade, em uma entrevista concedida por Jarbas Marques, então diretor do Patrimônio Histórico e Cultural do Distrito Federal.

6 – Cidade sem esquinas

Quem não conhece Brasília, talvez não consiga imaginar uma cidade sem esquinas, não é mesmo?

O fato de ter sido construída no Planalto Central faz com que a cidade tenha várias peculiaridades, entre elas a de não ter esquinas. Brasília é dividida em quadras e setores, e as suas principais ruas e avenidas possuem um formato de “tesoura”, diferente do padrão normal de quadras que conhecemos.

7 – Um grande lago artificial

O Lago Paranoá, o mais famoso de Brasília, é na verdade uma estrutura artificial, criada pelo represamento das águas do Rio Paranoá. Trata-se de um dos pontos turísticos mais famosos e frequentados da capital federal, com diversas opções de lazer e praias artificiais ao seu redor.

8 – Um dos mercados imobiliários mais valorizados do Brasil

Segundo dados do Sinduscon-DF (Sindicato da Indústria de Construção Civil do Distrito Federal), Brasília teve uma valorização imobiliária de quase 9% em 2020, o que é superior à média nacional. E, com os novos hábitos da população, que passou a ficar mais tempo em casa, a perspectiva é de que essa tendência continue por todo esse ano.

Portanto, se você está pensando em viver em Brasília, ou se já vive e deseja mudar de endereço, um empreendimento de alto padrão na cidade é um excelente negócio nesse momento. Para saber mais a respeito, clique no link abaixo e contate a Equipe Fire, especializada em imóveis de alto padrão na capital federal!

Apartamentos no Sudoeste – Equipe FIRE – Apartamentos Sudoeste

Está gostando do conteúdo? Compartilhe.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

O que procura?

O que procura?

Apartamentos no Park Sul – Equipe Fire © 2021. Todos os Direitos Reservados.

Apartamentos no Park Sul – Equipe Fire © 2021. Todos os Direitos Reservados.