BLOG

Informações úteis para que você se mantenha atualizado.

Custos para comprar um imóvel: conheça os principais

Custos para comprar um imóvel: conheça os principais

Quais são os gastos para comprar um imóvel?

Para realizar o sonho da nova casa, é preciso estar bem preparado financeiramente, pois há diversos custos para comprar um imóvel além do valor do bem em si.

E não estamos falando só daqueles gastos operacionais, como mudança, reforma, acabamentos, paisagismo, projetos de móveis, e outros necessários para que possamos mudar com conforto. Antes de todos esses, há importantes custos legais que, muitas vezes, costumam ser lembrados pelas pessoas só no momento do pagamento.

E quais são os principais custos para comprar um imóvel?

A seguir, conheça os três principais gastos que você terá para deixar o seu imóvel regular junto ao fisco e não ter problemas legais no futuro.

1 – ITBI

ITBI é a sigla para Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis. Como o próprio nome define, trata-se de um tributo cobrado pela prefeitura sempre no ato da compra, toda vez que um imóvel do município mudar de proprietário.

O custo do ITBI é um percentual sobre o valor do imóvel negociado. Nesse sentido, as alíquotas do imposto variam de acordo com a localidade. De forma geral, os percentuais vão de 2% a 4%.

Há municípios que aceitam o parcelamento do ITBI. Em Brasília, por exemplo, o imposto pode ser parcelado em até 10 vezes. Antes da pandemia, o pagamento podia ser realizado em até quatro parcelas. Porém, com os impactos negativos da Covid-19, o Governo do Distrito Federal autorizou o aumento do parcelamento.

Não há uma regra definida sobre quem deve pagar esse tributo. No mercado imobiliário, normalmente quem faz isso é o comprador, após o fechamento do negócio.

2 – Escritura pública

A escritura pública nada mais é do que o documento no qual consta a vontade expressa entre o comprador e o vendedor de negociarem o imóvel.

Para que o comprador tenha direitos legais sobre o imóvel, não basta apenas o contrato particular de compra e venda (aquele assinado no momento do fechamento do negócio). Embora sirva para, inicialmente, viabilizar a negociação imobiliária, o contrato de compra e venda não tem a validade jurídica de uma escritura pública. É somente a escritura que oficializa e legaliza a transação.

Os custos de uma escritura pública variam de acordo com a região. Sendo assim, cada localidade também possui os seus próprios prazos para emitir esse documento. Por isso, é necessário checar os valores nos cartórios, que são tabelados pelos estados.

3 – Registro de imóvel

O registro de imóvel é o documento que comprova legalmente quem é o proprietário do bem em questão. Esse documento é emitido pelo Cartório de Registro de Imóveis e, somente a partir de sua emissão, é que a propriedade passa para o novo titular do imóvel. Assim que recebe a propriedade, o novo dono passa a ser o responsável pelo pagamento do IPTU, taxa condominial e demais custos incidentes sobre o imóvel.

Além de emitir o registro, o Cartório de Registro de Imóveis também é o responsável por armazenar todos os registros de imóveis de uma cidade ou região. É nesse registro que o imóvel terá um número de matrícula, que serve para mostrar todo o histórico do bem, incluindo negociações anteriores.

O valor do registro de imóvel varia conforme o estado no qual o bem está localizado. Normalmente, ele fica entre 2% e 3% do valor determinado pelo estado para fins tributários.

Imóveis de alto padrão na capital federal

Você sabia que Brasília teve uma das maiores valorizações imobiliárias em 2020? O levantamento foi do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Distrito Federal (Sinduscon-DF), e a entidade prevê que a tendência de alta se mantenha, ao menos, até o final de 2021.

Que tal conhecer alguns empreendimentos de alto padrão em Brasília? Há mais de 10 anos no mercado imobiliário de alto padrão, a Equipe Fire possui os melhores corretores de imóveis especialistas em alto padrão. Clique no link abaixo e saiba mais sobre os nossos empreendimentos!

Apartamentos no Sudoeste – Equipe FIRE – Apartamentos Sudoeste

Está gostando do conteúdo? Compartilhe.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

O que procura?

O que procura?

Apartamentos no Park Sul – Equipe Fire © 2021. Todos os Direitos Reservados.

Apartamentos no Park Sul – Equipe Fire © 2021. Todos os Direitos Reservados.