BLOG

Informações úteis para que você se mantenha atualizado.

Matrícula do imóvel: para que serve e como emitir?

Matrícula do imóvel: para que serve e como emitir?

qual a importância da matrícula do imóvel?

Você sabia que a matrícula do imóvel é um dos documentos mais importantes em uma negociação imobiliária? Esse é o documento que traz as informações mais importantes sobre o bem, sendo considerado uma espécie de “certidão de nascimento do imóvel”.

Logo, se você está pensando em adquirir um imóvel, seja com recursos próprios ou financiado, precisa conhecer bem esse documento. Para saber o que é e como emitir a matrícula do imóvel, continue a leitura a seguir!

O que é a matrícula do imóvel?

Fazendo uma analogia com a certidão de nascimento, a matrícula do imóvel é o documento que traz todas as características e informações sobre o imóvel. Nela, constarão a metragem, as benfeitorias já realizadas, o desmembramento (quando for o caso), a alienação fiduciária e todas as informações sobre os proprietários do imóvel, tanto o atual quanto os anteriores, se houver.

Para identificar legalmente o imóvel, o Registro de Imóveis da cidade na qual o bem está localizado atribui um número de matrícula. Por esse número, o imóvel pode ser consultado publicamente sempre que for necessário.

Por que esse documento é tão importante?

A matrícula é o documento que registra tudo o que aconteceu com o imóvel desde que ele existe. Ela mostra todas as alterações sofridas pelo bem, e quantas pessoas já tiveram a sua propriedade, desde o primeiro dono até o atual.

Ou seja, esse documento funciona como um histórico do imóvel. Por isso, ele é um dos documentos mais importantes nas negociações imobiliárias, pois ao analisá-lo, o comprador pode avaliar se está ou não fazendo um bom negócio.

Outro ponto importante que diz respeito a esse documento envolve os processos de concessão de crédito. Muitas pessoas solicitam empréstimos oferecendo o imóvel como garantia. Nesse caso, um dos documentos avaliados para a liberação do crédito é a matrícula do imóvel, pois ela mostra se já existe alguma averbação.

A averbação é qualquer modificação que tenha sido realizada no imóvel. No caso de um financiamento, é importante verificar a matrícula, pois nela constará se o bem tem alguma hipoteca ou penhora (apreensão judicial para garantir o pagamento de uma dívida).

Atualização da matrícula: quando é preciso fazer?

Sempre que algum evento envolver o imóvel, como reformas que o alterem, espólio, loteamentos ou negociações financeiras, por exemplo, será preciso atualizar a sua matrícula. Como vimos, esse é o documento que traz todas as características e informações sobre o bem, logo, nada mais justo do que informar sempre que alguma dessas características sofrer alguma alteração.

E como obter a matrícula do imóvel?

É possível conseguir a matrícula atualizada em qualquer cartório de registro de imóveis, ou seja, você não precisa, necessariamente, solicitar esse documento somente no cartório da cidade no qual o registro foi feito. Todos os cartórios brasileiros podem receber esse pedido.

Essa solicitação também pode ser feita online, pois existem vários cartórios no Brasil que já trabalham dessa forma. É muito fácil encontrar esses cartórios, basta uma simples pesquisa na internet e você pode verificar os serviços e valores cobrados.

Como fazer uma negociação imobiliária mais segura?

Aqui no blog, nós já falamos algumas vezes sobre a importância de contar com uma assessoria imobiliária especializada na hora de comprar um imóvel. Nesse momento, ninguém melhor do que um corretor de imóveis experiente e bem preparado para dar todo o suporte necessário à sua negociação.

Clique no link abaixo e confira algumas dicas para escolher um corretor de imóveis. Contate a Equipe Fire para saber tudo sobre os melhores empreendimentos imobiliários de alto padrão da capital federal disponíveis no mercado!

Como escolher um corretor de imóveis? Confira 5 dicas – Apartamentos Sudoeste (apartamentosnosudoeste.com.br)

Está gostando do conteúdo? Compartilhe.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

O que procura?

O que procura?

Apartamentos no Park Sul – Equipe Fire © 2021. Todos os Direitos Reservados.

Apartamentos no Park Sul – Equipe Fire © 2021. Todos os Direitos Reservados.