BLOG

Informações úteis para que você se mantenha atualizado.

Qual a iluminação ideal para o apartamento?

Qual a iluminação ideal para o apartamento?

iluminação ideal para o apartamento

A iluminação ideal para o apartamento é aquela que proporciona o maior conforto em todos os ambientes, além, é claro, de realçar o projeto arquitetônico do local.

Por isso, há vários aspectos a serem considerados quando se pensa na iluminação ideal para cada cômodo do ambiente. Nesse sentido, especialistas costumam apontar que alguns dos principais erros são a criação de pontos de luz em excesso e a utilização de lâmpadas inadequadas. Equívocos assim podem colocar em risco a harmonia visual e causar desconforto aos moradores.

Dicas de iluminação ideal para o apartamento

Para ajudar a evitar alguns erros, preparamos algumas dicas de iluminação, considerando os diferentes cômodos do apartamento. Continue a leitura e confira!

Sala de estar

Normalmente, a sala de estar é o local em que a personalidade da casa se torna mais evidente. Por isso, esse cômodo merece especial atenção, seja para receber convidados, ou para, simplesmente, curtir momentos relaxantes sozinho ou com a família.

Opte por uma iluminação aconchegante, utilizando luminárias e pontos de luz indiretos. Evite o claro em excesso, para proporcionar uma sensação de acolhimento e relaxamento.

Outra dica é incorporar os elementos de iluminação à decoração. Por exemplo, iluminar um quadro ou uma planta em destaque costuma causar um bom efeito estético.

Sala de jantar

Na sala de jantar, o foco da iluminação deve ser a mesa. Aqui, também é interessante optar pela luz amarela, pois a proposta continua sendo o conforto e a descontração.

Normalmente, a distância mínima aconselhada entre as lâmpadas e a mesa é de 90 cm. Caso contrário, a claridade muito próxima poderá causar desconforto às pessoas. Lustres pendentes em cima da mesa funcionam muito bem, pois possibilitam que a iluminação em volta fique desligada (ou na penumbra), o que ajuda a criar uma atmosfera mais intimista.

Cozinha e área de serviço

Nessas duas áreas, é preciso colocar a iluminação a serviço da higiene. Logo, para facilitar a limpeza, o ideal é que as lâmpadas sejam brancas, para que os locais fiquem o mais claro possível.

Caso você tenha o hábito de servir refeições na cozinha, pode criar um sistema alternativo de iluminação. Por exemplo, uma segunda chave com luzes amarelas, menos potentes, para dar um aspecto mais aconchegante enquanto você e sua família estiverem à mesa.

Quarto do casal

Aqui também deve-se priorizar o relaxamento. Para isso, o ideal é uma iluminação central e quente, como as lâmpadas amarelas.

Além dessa fonte central, é interessante investir em pontos secundários de luz, como abajures nas cabeceiras e luzes em pontos estratégicos, como em frente ao closet, por exemplo. Outro bom efeito estético e que proporciona aconchego são pontos de luz ao redor da cama.

Para regular a intensidade da luz, pode-se utilizar equipamentos como o dimmer. Ele possibilita que se ajuste a luminosidade da mesma forma que se faz com equipamentos de som.

Outra dica importante é evitar aparelhos com fontes contínuas de luz, como alguns eletrônicos. Embora nem todos percebam, isso acaba prejudicando a qualidade do sono.

Quarto dos filhos

Para quem tem filhos em idade escolar, é sempre interessante manter uma iluminação clara, de modo a permitir que as crianças (ou adolescentes) consigam fazer as tarefas diárias. No entanto, uma luz muito clara não ajuda a relaxar na hora do sono, o que pode dificultar o relaxamento dos pequenos.

Novamente aqui é indicado o dimmer, para controle da quantidade de luz. E, dependendo da idade dos filhos, utilizar luzes coloridas pode ser um bom recurso lúdico.

Banheiro

No banheiro, vale a mesma lógica da cozinha e área de serviço, que precisam de iluminação mais clara para priorizar a higiene. Porém, é interessante ter também luzes amarelas em pontos, como uma iluminação secundária, o que confere charme ao cômodo.

Outra dica importante é não instalar lâmpadas por cima, na proximidade dos espelhos. Isso pode dificultar a maquiagem e o barbear, pois essa posição de luz costuma criar áreas de sombras.

Esperamos que tenham gostado de nossas dicas sobre iluminação ideal para o apartamento. Para mais conteúdos como este, siga o blog da Equipe Fire!

Está gostando do conteúdo? Compartilhe.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

O que procura?

O que procura?

Apartamentos no Park Sul – Equipe Fire © 2021. Todos os Direitos Reservados.

Apartamentos no Park Sul – Equipe Fire © 2021. Todos os Direitos Reservados.